Os casos de varíola dos macacos (monkeypox) entre crianças aumentou no Ceará, passando de um para três diagnosticados na faixa etária entre zero e nove anos. Os dados são da atualização desta quarta-feira (14) do “Painel de Monitoramento dos Casos de Monkeypox”, disponível no IntegraSUS.
Conforme a plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), duas meninas e um menino, todos moradores de Fortaleza, aparecem como casos confirmados. Entre eles está a menina que foi a primeira criança diagnosticada no Estado.
Entre os principais sintomas registrados nas crianças com varíola dos macacos estão erupção cutânea, fraqueza, dor de cabeça, dor de garganta e febre.
40 casos em um dia
Ao todo, o Ceará registrou 146 casos da doença em 15 cidades. Quarenta casos foram confirmados no intervalo entre terça (13) e quarta-feira (14). Há ainda registro de um morador da Bahia e um do Piauí diagnosticados no Estado.
A maioria dos casos se concentra em Fortaleza, que registra 116 casos. Caucaia (5) e Maracanaú (4) aparecem em seguida com o maior número de registros. O número de casos suspeitos no Ceará são 337, já outros 428 foram descartados.
Os principais sintomas relatados pelos pacientes são:
- Erupção cutânea: 111 pacientes
- Febre: 85 pacientes
- Lesão genital/perianal: 55 pacientes
- Adenomegalia: 56 pacientes
- Cefaleia (queda de cabelo): 57 pacientes
Fonte: G1