Entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro deste ano, os casos de Covid, no Ceará, atingiram a marca de 6,4 mil testes positivos. Anteriormente, o número registrado era de 2,3 mil. Os dados são do Integra Sus, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a situação do crescimento nas positividades já vinha acontecendo desde o início de novembro, quatro anos após a pandemia causada pelo coronavírus.
Os números apresentam que entre os dias 24 e 30 de novembro, dos testes realizados, 51,7% detectaram a doença. Nos sete primeiros dias de dezembro, a porcentagem subiu para 54,3%, num total de 6.478 casos considerados positivos para Covid. Ainda no início da elevação do casos, na segunda semana de novembro, haviam sido identificadas duas novas subvariantes do vírus no território cearense.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa, Ana Cabral, destacou que a maior incidência dos casos tem sido registrada em crianças de até dois anos de idade, e em idosos, principalmente acima de 80 anos. Os grupos são considerados os mais suscetíveis a doença.