O Ceará tem 21 cidades com perigo de chuvas intensas, quando pode acontecer 100 mm de precipitação por dia e ventos de até 100 km/h, até às 10h desta terça-feira (7), como aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, todo o Estado está em alerta devido à intensidade do fenômeno.
Os municípios onde há maior risco de danos causados pelas chuvas estão no Litoral Norte e na Serra da Ibiapaba, como Barroquinha, Granja e Sobral. Quem vive nestas cidades deve ter atenção para evitar prejuízos durante esta segunda (6) e terça-feira (7).
Isso porque são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h, ventos entre 60 e 100 km/h, que podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Esse é o nível 2 dos 3 tipos de alerta do Inmet.
PERIGO DE CHUVAS INTENSAS
- Barroquinha
- Camocim
- Cariré
- Carnaubal
- Chaval
- Coreaú
- Frecheirinha
- Graça
- Granja
- Guaraciaba do Norte
- Ibiapina
- Moraújo
- Mucambo
- Pacujá
- Reriutaba
- São Benedito
- Sobral
- Tianguá
- Ubajara
- Uruoca
- Viçosa do Ceará
A orientação, então, é não se abrigar da chuva debaixo de árvores, tanto pelo risco de queda dos galhos quanto por raios, não estacionar próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Caso haja oscilação na rede elétrica, sendo possível, o melhor é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) podem ser acionados em casos de emergência.
Além disso, o restante do Estado está no nível 1 de alerta de chuvas intensas, quando há um perigo potencial, e isso indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia. Também são esperados ventos intensos, de 40 a 60 km/h.
Apesar do aviso, há baixo risco de prejuízos causados pelas precipitações. O último fim de semana teve chuvas concentradas no Sertão Central cearense, mas expectativa de novos registros em todo o Estado.
PREVISÃO DO TEMPO
Os municípios cearenses devem ser banhados por chuvas, pelo menos, até quarta-feira (8), como indica a previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Nesta segunda (6), o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões.
Na terça-feira (7), a previsão aponta céu semelhante ao da segunda, mas com chuva em todas as macrorregiões. Entre segunda e terça, as maiores chuvas devem ser no Litoral Norte, Ibiapaba, parte do Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri.
Na quarta (8), os registros de chuva devem cair um pouco, porque o céu pode ficar parcialmente nublado, com poucas nuvens e chuva isolada em todas as macrorregiões. Essa redução deve ser notada, principalmente, no Centro-Sul do Estado.
Por: Diário do Nordeste