O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (25), 3.527 novos equipamentos e licenças que tornarão o estado a maior rede integrada de radiocomunicação do Brasil. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, e diversas outras autoridades.
Durante a cerimônia, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância da comunicação para a atuação das forças de segurança. “Nós temos convicção que as forças de segurança do Estado do Ceará precisam ser cada vez mais fortalecidas para o enfrentamento ao crime. Isso implica em fortalecimento de pessoal e esses policiais precisam ter viaturas adequadas e armamento, mas eles também precisam se comunicar, para agir de maneira mais rápida e mais eficiente. Portanto, o investimento de hoje é muito importante”, afirmou.
A entrega é parte do programa Ceará Contra o Crime, que prevê a instalação de 30 novas torres de comunicação em todo o estado. “Hoje, estamos entregando 3.527 equipamentos de comunicação, com mais 30 torres de comunicação, que favorecem essa comunicação em todo o território cearense, permitindo que tenhamos melhores condições de reduzir os índices de violência. Isso tudo é meio para o resultado fim, que é levar a paz a população cearense”, reforçou Elmano.
Atualmente, a rede de radiocomunicação do Ceará conta com mais de 10.400 dispositivos conectados. O governador testou um dos novos equipamentos em contato com a base da PMCE no Cariri. “No nosso primeiro teste, falamos com a base da Ciops em Juazeiro do Norte e funcionou plenamente. Tenho a absoluta convicção que isso tem que funcionar no dia a dia, porque na hora que mais precisar em uma emergência. Esse bom funcionamento significa que, com uma boa e rápida comunicação, podemos salvar a vida de alguém”, destacou o governador.
O Ceará foi o primeiro estado do Brasil a integrar a comunicação de suas forças de segurança em todo o território. “A comunicação das vinculadas da SSPDS é toda integrada nas zonas urbanas dos 184 municípios cearenses, e em seus principais distritos/localidades, com uma rede de radiocomunicação digital, o que faz o Ceará pioneiro no Brasil”, afirmou o secretário Roberto Sá.
Os novos equipamentos têm criptografia e operam de forma autônoma, com funcionamento contínuo. O governo também expandiu a cobertura do sistema para 30 novas localidades. “Teremos uma comunicação efetiva em 100% do estado. E temos uma novidade, com as licenças, onde não tem cobertura de rádio, mas tem de celular, temos a licença contratada pelo governador para que esse celular possa entrar na rede de rádio e ao contrário também. Estamos ampliando essa cobertura para dar velocidade, qualidade e efetividade na resposta ao povo cearense”, completou Roberto Sá.
Entre os itens entregues estão consoles de despacho, rádios móveis e portáteis para viaturas e policiais, além de rádios multimodos com novas funcionalidades. “Dentre os equipamentos que foram entregues estão: 20 novos consoles de despacho para gerenciamento, que permitem o controle das operações integradas da SSPDS; 12 novos fones a serem utilizados pelo BPRaio; 805 rádios móveis para viaturas polícias; 918 rádios portáteis para policiais; 142 rádios para bases fixas da Polícia; e 100 equipamentos de comunicação para a inteligência da polícia.”
Além disso, foram entregues rádios multimodos para a integração de várias funções, como inteligência e chamadas de vídeo, com foco em operações em tempo real. “Também foram entregues 400 rádios multimodos, integrando aplicações da SSPDS e o sistema de comunicação e gerenciamento, fazendo com que a SSPDS tenha em um único terminal a possibilidade de utilização dos aplicativos de inteligência, fazer fotografias e chamadas de vídeo, além de utilizar a função rádio; e 1.100 licenças de aplicativo de comunicação crítica para o BPRaio e forças especiais, que vão permitir as atividades de inteligência da SSPDS e monitoramento de ocorrências em tempo real, e em locais remotos, com serviços de voz, vídeo e dados curtos.”
Na noite do dia 25, o governo realizou a Operação de Saturação, com o envio de 57 viaturas e 174 profissionais para reforçar a segurança nas ruas da capital.