Um novo passo foi dado nesta segunda-feira (16), para a promoção de energia limpa a partir do hidrogênio verde no Ceará. O Governo do Estado assinou acordo de cooperação com diversas instituições para capacitação da mão de obra qualificada para atuar neste novo contexto de mercado. O Programa H-TEC visa o intercâmbio de informações e de experiências, implementação de cursos, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O propósito principal do acordo é a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor, especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde, por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhados às inovações e necessidades do mercado.
Ao assinar o acordo, o governador Elmano de Freitas destacou que a instalação do mercado de energias renováveis cria a demanda de mão de obra qualificada e a oportunidade de geração de emprego e renda. “O Ceará está sendo pioneiro em energias renováveis no Brasil, com 33 memorandos já assinados com investidores na área. Há ainda grande oportunidade de se destacar muito mais neste cenário, tendo em vista que apenas 48% das usinas de energia eólica e 14% da potência outorgada de energia solar fotovoltaica estão em operação no Estado”, afirmou o governador. “A instalação e ampliação deste mercado, com a implementação do HUB do Hidrogênio Verde, fortalece a sustentabilidade e potencializa a geração de emprego com mão de obra qualificada”, completou.
O setor de energias renováveis apresenta vasto potencial ainda inexplorado, considerando que grande parte de sua capacidade eólica e solar ainda não está em operação. Expansões neste mercado fortalecerão a sustentabilidade, impulsionando também a geração de empregos e renda, sobretudo com a criação de um hub de hidrogênio de verde.
Além do Governo do Ceará, também assinaram o acordo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
O acordo assinado entre o Estado e entidades prevê que a cooperação e o intercâmbio mútuos podem ocorrer em diferentes modalidades de ações, observada a possibilidade de um dos partícipes não compartilhar ações consideradas específicas.
Entre os impactos esperados está a oferta de profissionais de energias renováveis mais bem alinhada com a demanda do setor, em quantidade e em formação curricular; inclusão de jovens e adultos em políticas de empreendedorismo colaborativo e desenvolvimento socioeconômico; governo, academia e empresas alinhados para contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação; aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo no Ceará, e a proposição e criação de novas ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações.