Os últimos meses do ano são marcados pelo aquecimento do comércio, resultado das festividades próprias do período e também das atividades de férias. No Ceará, setores como comércio e serviços estão de olho na ampliação da demanda e também do aumento das vagas de emprego, durante a alta estação.
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho (SET), estima-se que 3,4 mil oportunidades temporárias devam ser ofertadas nos meses de outubro, novembro e dezembro. A maioria das vagas são destinadas ao comércio, em ocupações como a de vendedor e operador de caixa, mas também há oportunidades para ocupações como garçom, recreador, cumin e segurança de eventos.
O diretor da Promoção do Trabalho e Empreendedorismo do IDT, Rubens Rodrigues, acredita que com o aquecimento da economia no Ceará algumas vagas que tradicionalmente seriam ofertadas como temporárias sejam abertas como permanentes, “isto porque os empregadores costumam estar de olho nestes profissionais para as suas equipes e cerca de 20% conseguem se efetivar”.