Fortaleza, Maracanaú e Caucaia foram selecionadas entre as 30 cidades do Brasil que receberão os Centros Comunitários pela Vida, conhecidos como Convive, uma iniciativa do Governo Federal. O programa, anunciado pelo Ministério da Justiça, visa a prevenção da violência, a promoção da cultura de paz, a geração de oportunidades e a inclusão social. A construção desses centros será financiada com um investimento de R$ 460 milhões do Novo PAC Seleções.
A Secretária da Proteção Social (SPS) do Ceará, Onélia Santana, destacou que apenas o Ceará e a Bahia conseguiram três centros cada um. “O Governo do Ceará tem investido fortemente na qualificação de equipamentos sociais. O anúncio do Governo Federal segue no mesmo caminho de um trabalho que estamos desenvolvendo. Esse alinhamento das políticas é muito importante. Estamos muito gratos por esse olhar mais atento do governo federal para o Estado do Ceará”, afirmou Onélia Santana.
Os municípios foram escolhidos a partir de um edital de seleção, para o qual a SPS apresentou propostas detalhadas, incluindo a definição das áreas a serem utilizadas. O presidente Lula, ao anunciar o programa, destacou que os centros oferecerão complexos esportivos e educacionais, além de atendimentos diversos, como serviços para mulheres, consumidores, assistência social e médica.
As cidades selecionadas incluem Feira de Santana (BA), Caucaia (CE), Juazeiro (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Manaus (AM), Salvador (BA), Mossoró (RN), Maracanaú (CE), Teresina (PI), Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza (CE), Vila Velha (ES), Macapá (AP), João Pessoa (PB), Natal (RN), Castanhal (PA), Nossa Senhora do Socorro (SE), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Foz do Iguaçu (PR), Juiz de Fora (MG), São José de Ribamar (MA), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC).
Os eixos de atuação do Convive incluem políticas de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres, segurança pública com cidadania focada em territórios vulneráveis, apoio às vítimas da criminalidade e combate ao racismo estrutural, além de preconceitos relacionados a gênero, etnia, orientação sexual e diversidade cultural.
O Convive atua diretamente na prevenção e redução da violência e criminalidade, promovendo a inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários, a preservação de vidas e a redução das desigualdades territoriais. Os centros serão equipados com placas fotovoltaicas e sistemas de reuso de água, priorizando a produção de energia limpa e sustentabilidade. Suas instalações incluirão complexos esportivos, módulos de ensino, serviços de atendimento à mulher, Procon, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), mediação de conflitos, consultórios médicos, psicológicos e odontológicos, além de salas de dança, auditório e biblioteca.
A seleção faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que recebeu 119 propostas de 100 municípios em 24 unidades federativas, priorizando capitais e considerando a proporcionalidade regional para atender o maior número de estados possível.