O Ceará estreia na Sul-Americana contra o Independiente (ARG) nesta terça-feira (5), às 19h15, em casa. A lista alvinegra conta com 45 atletas inscritos nesta fase de grupos. Desta lista, 24 atletas vestiram a camisa do Vozão na última Sul-Americana. Outros seis inscritos já jogaram a competição por outros clubes. Da lista de 45 atletas, 20 jogadores integram ou passaram pelas categorias de base do Ceará.
A grande novidade será a estreia do novo comandante, Dorival Júnior, que chegou substituindo Tiago Nunes. Confira o Guia Completo do Ceará na Sul-Americana em 2022.
Agenda do Ceará, que está no GRUPO G
- 5/4 – 19h15 – Ceará x Independiente (ARG)
- 12/4 – 19h15 – Deportivo La Guaira (VEN) x Ceará
- 26/4 – 19h15 – General Caballero (PAR) x Ceará
- 3/5 – 21h30 – Ceará x Deportivo La Guaira (VEN)
- 17/5 – 19h15 – Ceará x General Caballero (PAR)
- 25/5 – 21h30 – Independiente (ARG) x Ceará
Análise dos adversários
Deportivo La Guaira
Localizado em Caracas, “El Naranja” joga como mandante no estádio Olímpico UCV, um dos palcos em que o Vozão irá jogar na competição. A capacidade do equipamento é de 25 mil torcedores. O time disputa a 1ª divisão do Campeonato Venezuelano. Em 2020, o Dep. La Guaira levantou a taça de campeão da competição. Além disso, a equipe é bicampeã da Copa Venezuela nos anos de 2014 e 2015.
Na Sul-Americana, o clube já teve participações em três edições: 2014, ficando na primeira fase com um empate e uma derrota; 2015, chegando à segunda fase da competição com dois empates, uma vitória e uma derrota; e 2016, ano em que o time chegou até as oitavas de final. A equipe também já disputou a Libertadores em 2019, avançando para a 2ª fase, e 2021, caindo na fase de grupos.
Em 2022, o clube disputará pela quarta vez a Sul-Americana, depois de ter vencido, na primeira fase, jogos diante da equipe CD Hermanos Colmenárez. No jogo de ida, o clube venezuelano perdeu por 2 a 0. No jogo da volta, em casa, a equipe venceu por 3 a 0, com gols de Sergio Unrein, Jiovany Ramos e Yohan Cumana, classificando-se para a fase de grupos.
General Caballero
General Caballero, clube paraguaio, estreia em campeonatos internacionais nesta Sul-Americana. A história do Club General Caballero foi iniciada em 21 de junho de 1962 por moradores da província de Juan León Mallorquín, localidade que abriga o clube até hoje. Os primeiros 40 anos de existência do clube foram de atividades semiprofissionais. Em 2003, a equipe disputou sua primeira competição oficial.
O acesso para a segunda divisão do Campeonato Paraguaio veio em 2018, quando o clube derrotou o tradicional Tacuary. Após três anos na principal divisão de acesso do futebol do país, a equipe protagonizou a melhor campanha da competição e, em 2021, conquistou o título da División Intermedia e, com a título, garantiu vaga na Sul-Americana. O clube tem mandado os jogos no Defensores del Chaco, principal praça esportiva do país.
Na etapa anterior à fase de grupos, o General Caballero enfrentou o Sol de América. Foram dois jogos: vitória por 3 a 0 fora de casa e, com um empate no jogo da volta, a vaga foi garantida na fase de grupos.
Independiente
Desde 1904, o time tem um dos históricos mais vitoriosos da América do Sul. É dono do invejável título de “maior campeão da Libertadores”, copa que rebatizou o estádio do Independiente. Foram sete títulos, ao todo, incluindo um tetra entre os anos de 1972 e 1975.
Atualmente, o time encontra-se na primeira divisão do futebol argentino e terminou a última temporada na 9ª posição. Pela última Copa Argentina 2019-2020, o time caiu no chaveamento de 32. Na última Sul-Americana, o time caiu para o Santosnas oitavas de final. O Rojo é comandado, atualmente, pelo técnico Eduardo Domínguez, ex-Colón.
Os principais destaques do atual elenco são o goleiro Sebastián Sosa, os meias Leandro Fernandez, Andrés Roa, Lucas Romero, Domingo Blanco e o atacante Benegas.
Regulamento
Cada equipe fará seis jogos (três fora de casa e três dentro de casa). Só o primeiro colocado de cada grupo vai às oitavas de final. Os terceiros colocados de cada grupo da Libertadores completam as oitavas de final da Copa Sul-Americana. A final será no dia 1º de outubro de 2022, no Mané Garrincha, em Brasília.
Premiação da Copa Sul-Americana 2022
Contando valores a partir da fase de grupos, o campeão da competição embolsará, ao todo, 7,8 milhões de dólares (cerca de R$ 37,6 milhões na cotação atual).
Cada clube receberá 900 mil pela fase de grupos, 500 mil pelas oitavas, 600 mil pelas quartas e 800 mil pelas semifinais. O vencedor da final leva mais 5 milhões, e o vice fica com 2.