O Ceará foi derrotado pelo Athletico por 1 a 0, neste sábado, na Arena da Baixada, pela quinta rodada da Série A do Brasileirão. É a terceira derrota seguida na competição, o que deixa a equipe de Dorival em alerta. O próximo embate pela Série A será diante do Flamengo, no sábado, em casa.
Com muitas ausências por conta de jogadores entregues ao departamento médico, o Ceará começou o jogo se defendendo. O Athletico ameaçou com Terans e Marcelo Cirino. O time de Dorival Júnior tinha dificuldades de colocar a bola no chão e propor o jogo. Com mais jogadas pela direita, Mendoza acabou ficando isolado.
O cenário parecia que ia mudar depois dos 20 minutos. O Vozão passou a ter mais a bola. Lima recebeu de Mendoza e chutou por cima do travessão. Não passou disso. Foi a única boa oportunidade do Vozão na primeira etapa. João Ricardo ainda precisou trabalhar mais em chute de Vitinho. Dorival perdeu Richard Coelho mais cedo, que saiu com dores. Para o próximo jogo, ficará sem Lindoso que, pendurado, recebeu o cartão amarelo.
Após o intervalo, o Vozão apagou. Abner abriu o placar logo no início. Nem deu tempo de se organizar. Lacerda fez pênalti, João Ricardo defendeu a cobrança de Terans. Em seguida, Terans ficou de frente com o goleiro, mas não chutou. Para sorte do Vozão. O fato de Terans perder o pênalti não empurrou o time de Dorival para frente. Foram poucas as chances criadas. Erick e Lima tentaram o empate, mas não conseguiram.
As mudanças do técnico não funcionaram. As entradas de Dentinho e Zé Roberto não deram volume no ataque. Diante da passividade, os donos da casa souberam apenas administrar a vantagem para conquistar os três pontos. Jogos na Arena da Baixada são sempre difíceis para o Vozão, então era necessária uma postura mais forte dos comandados de Dorival, que não corresponderam bem. O time não demonstra a personalidade.
O Ceará tem só três pontos na competição e vem de três derrotas seguidas (para Botafogo, Bragantino e Athletico). É hora de refletir sobre o esquema com três volantes e Vina de “falso 9”. O tempo é curto até o jogo contra o Tombense, no meio da semana, pela Copa do Brasil. O Ceará tem a vantagem por ter vencido o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.