O Ceará pode vir a fazer a primeira conversão de termelétrica movida a carvão para gás natural. O projeto é pensado para Termelétrica Pecém I (UTE Pecém I), localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. O anúncio veio na terça-feira (30), quando o governador do Estado, Elmano de Freitas, assinou um Memorando de Entendimento com a Mercúrio Asset.
O Ceará conta, atualmente, com 39 memorandos e 6 pré-contratos assinados com empresas responsáveis por empreendimentos em energias renováveis. A empresa Mercúrio é gestora de recursos com expertise em ativos energéticos e que lidera um grupo de grandes investidores na área. As partes agora cooperam para estudar a viabilidade de implementação do projeto.
“A transição energética é estratégica para o desenvolvimento do Complexo do Pecém e do Ceará. Ela tem o potencial de movimentar toda uma cadeia verde, que agrega mais valor a produtos e serviços. Nesse sentido, a conversão de carvão a gás natural sinaliza que outras empresas e indústrias estão percebendo que esse movimento é importante para todos”, destaca Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.