O Ministério da Saúde concluiu, na última sexta-feira (25), a entrega de vacinas contra a Covid-19 no Ceará e em mais 22 estados: Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraná, Sergipe, Tocantins, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Alagoas.
No total, foi entregue um lote de 1,2 milhão de compra emergencial de imunizantes atualizados, e um novo pregão foi concluído recentemente para aquisição de mais 69 milhões de doses, garantindo proteção contra cepas atualizadas pelos próximos dois anos. Os envios regulares chegam nos Estados, que são responsáveis por abastecer os municípios.
Segundo dados da cobertura vacinal, 86% da população brasileira completou o esquema primário, com duas doses. Atualmente, a imunização é recomendada, rotineiramente, para o público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças, entre outros. Também é indicada para a população que não completou o esquema primário, de duas doses.