As cidades cearenses podem continuar recebendo chuvas intensas até, pelo menos, esta segunda-feira (20), conforme um novo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, todo o mapa do Estado entra para a área de “perigo”, com precipitações de 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h.
Isso acontece porque na última sexta-feira (17), o Inmet já havia comunicado sobre chuvas intensas da região central até o norte do Ceará e o novo aviso, deste domingo (19), amplia essa zona para os demais municípios. As chuvas intensas são esperadas até às 10h da segunda (20).
O nível das chuvas esperadas para o Estado são entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Essa quantidade de água em tão pouco tempo motiva a classificação de “perigo de chuvas intensas”, porque com isso há chance de corte de eletricidade, queda de árvores e alagamentos.
Além disso, o Inmet prevê ventos intensos, quando a velocidade chega de 60 a 100 km/h e também pode representar um risco para a população cearense.
A intensidade com que as precipitações chegam ao Estado, inclusive, causa deslizamentos, alagamentos e até a morte de pessoas, desde a última semana. Nesse cenário, pelo menos 5 municípios decretaram estado de emergência.
PREVISÃO DO TEMPO
E as condições do tempo devem favorecer as chuvas até, pelo menos, a terça-feira (21), conforme a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Entre este domingo e a segunda (20), os maiores acumulados são esperados para o período da tarde e noite, com intensidade de fraca à forte. Até a terça-feira (21), o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado com chuvas em todas as macrorregiões
SEGUNDA-FEIRA (20)
- Madrugada e manhã: Faixa litorânea, Maciço de Baturité, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.
- Tarde e noite: Em todas as macrorregiões.
TERÇA-FEIRA (21)
- Madrugada e manhã: Faixa litorânea, Maciço de Baturité, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.
- Tarde e noite: Em todas as macrorregiões.
As chuvas acontecem devido às áreas de instabilidade atmosférica que estão associadas com à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema de brisa e a efeitos locais, como: relevo, temperatura e umidade.
MAIORES ACUMULADOS DE CHUVAS
As precipitações intensas afetam o Ceará neste período de quadra chuvosa, entre fevereiro e maio, e fazem com que os municípios alcancem grandes acumulados. Em Uruburetama, no Vale do Curu, choveu 150,6 mm em apenas 24h.
Quixeramobim (98 mm), no Sertão Central, e Horizonte (96,1 mm), na Região Metropolitana de Fortaleza, aparecem na sequência das cidades com mais chuvas entre às 7h do sábado (18) e às 7h deste domingo (19). Confira a lista:
- Uruburetama: 150,6 mm
- Quixeramobim: 98 mm
- Horizonte: 96,1 mm
- São João do Jaguaribe: 96 mm
- Ibiapina: 95,5 mm
- Iracema: 94 mm
- Itapipoca: 92 mm
- Uruburetama: 90 mm
- Cedro: 85 mm
- Morada Nova: 84 mm
Por: Diário do Nordeste