Nesta sexta-feira (21), Trairi, município do Litoral Oeste do estado, recebeu mais um empreendimento na área, implementado pela Qair Brasil, empresa subsidiária brasileira do grupo Qair International. O Cluster Híbrido Eólico e Solar Fotovoltaico inaugurado contempla duas formas de energias limpas, éolica e solar fotovoltaica, ambas na mesma área e com as mesmas soluções elétricas.
O empreendimento é o primeiro parque híbrido que a Qair Comercial construiu no Brasil, bem como o primeiro parque híbrido do Brasil em operação. Sua capacidade de produção é de 429,4mw e corresponde a um investimento de quase dois bilhões de reais.
Durante a construção do Cluster, a Qair Brasil gerou cerca de 1.100 empregos diretos, sendo cerca de 80% desses destinados aos cearenses. “A Qair sempre que instala um parque, seja ele eólico ou solar, uma de suas condições contratuais é, exatamente, a utilização da mão de obra local”, destacou o presidente da empresa, Armando Abreu. Atualmente, a empresa tem contrato permanente com, em média, 80 pessoas, sendo a maioria do Ceará.
A energia produzida pelo Cluster permite atender 800 mil residências, o que corresponde a aproximadamente 103.850 toneladas de emissões evitadas de CO2. Em termos de árvores, isso representa poupar a destruição de 1.950.000.