O Governo do Ceará deu início, na sexta-feira (28), ao serviço operacional supervisionado de 423 novos policiais militares, como parte do reforço ao policiamento ostensivo. Esta é a segunda turma a entrar em serviço nas últimas duas semanas. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo, da senadora Janaína Farias, entre outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas destacou o compromisso do governo em fortalecer a segurança pública: “Esses policiais se somam aos mais de 400 da semana passada e eu tenho certeza que isso será muito importante para a população perceber, cada vez mais, a presença do Estado, por meio da polícia nas ruas, garantindo à sociedade paz e tranquilidade”, afirmou. Ele enfatizou o apoio contínuo às forças de segurança para enfrentar os desafios locais.
Os novos policiais, que integrarão o efetivo geral de 20.753 policiais militares, serão distribuídos em áreas estratégicas de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O secretário Roberto Sá destacou o apoio significativo do governador no fortalecimento das operações de segurança: “É importante que a sociedade saiba o quanto o governador tem, em todos os momentos, nos apoiado nesse forte momento de combate à criminalidade”, pontuou.
Além do reforço no efetivo, o governo tem implementado outras iniciativas para melhorar a segurança pública, incluindo a criação do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará, medidas imediatas para o combate à criminalidade e a entrega de novas viaturas para o policiamento ostensivo.
O coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, saudou os novos policiais e destacou a importância de seu serviço para a sociedade cearense: “Com o bom serviço de vocês, a sociedade ganha, vocês ganham, todos ganham. Nossa missão sempre será servir”, afirmou.
Entre os novos integrantes, o jovem Júlio César, de 24 anos, realizou seu sonho de infância ao ingressar na PMCE: “Desde criança, meu sonho era ser policial militar. Estou aqui realizando esse sonho e pronto para contribuir com a segurança e tranquilidade da população”, disse Júlio. A aluna soldado Larissa Sousa, de 23 anos, também expressou sua satisfação e responsabilidade com o novo papel na segurança pública do estado.