O Ceará ultrapassou, em outubro de 2024, o número de turistas internacionais recebidos durante todo o ano de 2023, com dois meses de antecedência. Até então, o volume de visitantes já havia superado em 1% o total do ano anterior. Em novembro, 13.549 estrangeiros desembarcaram no estado, elevando o crescimento anual para 20%.
Em relação a novembro do ano passado, os desembarques internacionais aumentaram 60%. As informações foram divulgadas pela Embratur, em colaboração com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal, sendo consolidadas pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE).
Europeus continuam a liderar entre os turistas internacionais, com destaque para portugueses e franceses. Já entre os países emissores, os Estados Unidos ocupam a terceira posição, seguidos por Itália e Argentina.
Crescimento
“O Ceará vive um período de crescimento do turismo internacional, com expansão da sua malha aérea e, principalmente, a chegada de mais estrangeiros para conhecer e aproveitar o nosso destino. Isso é resultado de ações assertivas que o estado tem realizado, tanto na promoção turística quanto na atração de novos voos, o que facilita a chegada desses viajantes”, destaca a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
O estado recentemente iniciou um voo para o Chile, que estreou com 80% de ocupação. Até o final do ano, uma nova frequência será adicionada para Buenos Aires, a partir de 27 de dezembro, aumentando a oferta de assentos para a alta temporada de 2024/2025.
Em outubro, a Air France incrementou suas frequências entre Paris e Fortaleza, totalizando cinco voos semanais. Já as conexões para Miami, operadas pela GOL e Latam, foram reforçadas e contam com cinco voos semanais desde junho. No mesmo período, a GOL também iniciou o voo para Orlando.