O Ceará contabilizou nesta quarta-feira (28) 307 casos de varíola dos macacos em 29 municípios do Estado. Os dados constam no “Painel de Monitoramento dos casos de Monkeypox”, na plataforma IntegraSUS.
Conforme Secretaria da Saúde (Sesa), Fortaleza lidera no número de casos, com 234 pessoas diagnosticadas com a doença. Em seguida, aparecem as cidades de Maracanaú e Itaitinga, na Região Metropolitana, com 11 e 7 casos, respectivamente.
No balanço, também estão contabilizados um morador da Bahia e um do Piauí que foram diagnosticados no Ceará com varíola dos macacos. O Estado tem ainda 1.230 casos notificados, 638 descartados e 207 suspeitos.
Perfil dos diagnosticados com monkeypox
A maioria dos casos de varíola dos macacos foi registrado em homens na faixa etária de 20 a 39 anos, com 194 diagnosticados.
Entre as mulheres, a ocorrência da doença é menor, com 41 casos em todo o Estado. A faixa etária de 20 a 29 anos foi a que teve a maior quantidade de mulheres diagnosticadas.
Entre crianças de 0 a 9 anos os casos de varíola dos macacos chegaram a oito, sendo 5 meninas e três meninos com diagnóstico confirmado da doença. Entre eles, está um garoto de 2 anos, o primeiro caso confirmado na cidade de Horizonte.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Horizonte, o paciente foi notificado na Unidade Básica de Saúde do Planalto da Galiléia. O menino apresentou um caso leve da doença, encontra-se fora do período de transmissão e segue em monitoramento, assim como seus familiares.
Os 5 principais sintomas relatados pelos pacientes são:
- erupção cutânea: 232 pacientes
- febre: 186 pacientes
- lesão genital/perianal: 131 pacientes
- cefaleia: 119 pacientes
- adenomegalia: 117 pacientes
Fonte: G1