O Governo do Ceará voltou a recomendar o uso de máscara em transporte público e também para pessoas com comorbidades que aumentem o risco de levar pacientes com Covid-19 à morte. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pela governadora Izolda Cela.
A decisão foi definida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, em reunião realizada nesta sexta. A recomendação é de uso de máscara nas seguintes situações:
transporte público
locais fechados
locais com aglomeração
pessoas com comorbidade
Estados de Santa Catariana, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte e a cidade de Belo Horizonte também voltaram a recomendar uso da máscara diante do aumento de casos de Covid.
O comitê de combate à pandemia orienta que as pessoas completem o esquema vacinal contra a Covid, com as doses de reforço. “Isso é muito importante. Inclusive, estamos solicitando mais doses ao Ministério da Saúde, para que não falte vacina aos cearenses”, disse a governadora.
Izolda acrescentou que, embora haja aumento no número de casos da doença, não há aumento do número de internações e mortes pela doença.
“Diante de sintomas gripais, mesmo sem a comprovação de positividade, a indicação é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde para realizar a testagem”, sugeriu Izolda.
Outra medida adotada pelo Governo do Estado do Ceará nesta sexta é voltar realizar reuniões semanais do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. Após a redução dos casos de Covid, as reuniões passaram a ser quinzenais e, em seguida, mensais.
Fonte: G1