A maior parte da população do país mora em imóvel próprio: 7 em cada 10 brasileiros, segundo Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Datafolha. Deste total, 62% vivem em domicílios quitados e 8%, em financiados.
O estudo — realizado entre 11 e 21 de outubro do ano passado com 3.186 pessoas (44% do Sudeste, 15% do Sul, 8% do Centro Oeste, 26% do Nordeste e 8% do Norte) — também aponta que 27% das pessoas pagam aluguel e 3% vivem em um imóvel emprestado.
O resultado está em linha com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, 66,4% dos lares brasileiros são próprios. Outros 6,1%, são próprios, mas ainda estão sendo pagos.
“Levamos em consideração o país como um todo. Há cidades no interior, por exemplo, onde as casas são menores e mais baratas e outras onde há muitas habitações populares”, explicou Thiago Reis, diretor de dados do QuintoAndar.
A pesquisa da startup mostra também que a maior parcela da população com imóveis quitados do Brasil está localizada na região Norte (76%), seguida pelo Nordeste (73%), Sul (72%), Sudeste (67%) e Centro-oeste (65%).