O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, inaugura, no próximo sábado (19), o Pequeno Palco, stuado próximo à entrada do parque. O novo espaço tem o formato semi-arena com capacidade para 100 pessoas e será voltado para atividades culturais, artísticas e educativas. A inauguração acontece às 19h, com o espetáculo “Eu vou beijar”, da atriz e dramaturga Joaquina Carlos.
A atividade é gratuita, com classificação indicativa de 18 anos e a distribuição de ingressos acontece 1h30 antes do início da programação, na segunda recepção próxima ao Átrio do Centro Cultural do Cariri. O espetáculo narra sobre uma mulher lésbica que, nos periodos da pandemia devido à Covid-19 (2020 e 2021), conversou consigo mesma em inúmeros “monólogos”, que a permitiram revelar questões que travaram a garganta, e também os joelhos.
Em meio a reflexões, entendeu que, durante seus sessenta anos de vida, se permitiu emudecer em narrativas tão presentes na sua carne, que definiram até então seu sexo feminino e sua orientação sexual. Diante do isolamento, expôs capítulos importantes de sua vida e desejou transmutar suas fortes emoções.
Somando à programação, o espetáculo solo de Ana Gomide, “Babauzinha”, conta a história da tradição do Babau, do Cassimiro Coco e do Mamulengo, teatro de bonecos popular nos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará.
Cassimiro Coco fala sobre uma criança esperta e que está iniciando a sua vida escolar, já Manézinho gosta de jogar futebol. Dona Joaninha é a mãe do Cassimiro Coco e criou uma confeitaria que está indo tudo bem até a Dona Manuela encomendar os docinhos e o bolo de aniversário do Manezinho.
“Babauzinha” começa às 16h, no dia 20 de agosto. Os ingressos também serão distribuídos na recepção do equipamento, no dia da apresentação, algumas horas antes do início da atividade, às 14h30.
O Pequeno Palco contempla as artes integradas, por meio de espetáculos teatrais, danças, performances, seminários, palestras, exibições de vídeo e apresentações musicais, promovendo a arte e a cultura do Cariri. O espaço conta com câmeras para transmissão acústica e telas para exibição de filmes.
Américo Córdula, gerente do Teatro Escola, explica que o espaço está para somar à cena artística do Cariri, proporcionando a execução de seus trabalhos com maior suporte técnico. “A criação do Pequeno Palco é uma ação que integra a política da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará a fim de acolher espetáculos de artistas da região, do estado e também nacionais, que virão a participar da programação do equipamento, nas mais diversas linguagens artísticas.”, afirma.