O Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato, recebe a exposição “Escuta Sensível das Plantas”. A produção que passa pela primeira vez no Cariri é de autoria da artista e pesquisadora cearense Lyz Vedra, de Maracanaú, e o destaque da mostra fica para os recursos de acessibilidade.
O objetivo, segundo Lyz, é promover “uma experiência existencial em sintonia com a natureza”. As obras visuais contam com estímulos olfativos, táteis e sonoros, promovendo a sensação de imersão ao visitante. Exemplo disso é a obra “Terra-Tato” que reflete sobre a relação do corpo com a terra, e está disponível em versão tátil, possibilitando o toque e a apreciação por pessoas com deficiência visual.
“A ideia surgiu da necessidade da ampliação dos modos de acesso às obras pelo público com deficiência e da extensão do que já vinha sendo pensado para o ambiente dessa exposição, que já possuía recursos sensoriais focados em todos os sentidos corporais”, explica a artista sobre a inclusão dos recursos de acessibilidade em seu trabalho.
A visitação à exposição “Escuta Sensível das Plantas” acontece de forma gratuita, e pode ser realizada de quinta a sexta-feira, das 15h às 20h, e nos sábados e domingos, das 12h às 20h. No Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, a localização da mostra fica na galeria 02.