Nos últimos dias, o céu da sua cidade ficou acinzentado? Diversas cidades do Cariri, incluindo Juazeiro do Norte, registraram esse fenômeno, causado pelas queimadas na Amazônia e na África.
O céu cinza observado no Ceará é consequência das queimadas que ocorrem na Amazônia e no Pantanal, chegando inclusive a ter relação com as queimadas no continente africano. O fenômeno tem sido notado por moradores de Fortaleza, Horizonte, Pacajus, e Maracanaú, além de outros estados do Brasil. A fumaça já atingiu regiões como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, o oeste do Paraná, partes de Minas Gerais, além de trechos de São Paulo e Amazonas.
Segundo a Funceme, as causas para esse cenário estão relacionadas com a baixa umidade relativa do ar, que facilita o transporte de aerossóis e, principalmente, com as queimadas que atingem a Amazônia desde a última sexta-feira (16).
A fumaça de queimadas na região Amazônica, no Pantanal e de forma pontual em outras regiões acaba sendo transportada pelo vento, de forma mais difusa, devido a circulação atmosférica.”
Além disso, queimadas no continente africano também podem contribuir para a presença de fumaça e material particulado em algumas regiões, sendo transportados pelo vento de Leste sobre o Oceano Atlântico na direção do Nordeste do Brasil.
*Com informações do Diário do Nordeste