A chapa formada por Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin para disputa nas eleições da Presidência da República, que serão realizadas em outubro deste ano, foi oficialmente confirmada em convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) no fim da manhã desta quinta-feira (21).
Ainda esta manhã, a expectativa é de que se reúnam, além do próprio PT, o PCdoB e o PV para aprovação da chapa.
Apesar da aprovação, a convenção não teve nem Lula, nem Alckmin presentes. Ambos estão em caravana da pré-campanha em Pernambuco e participarão de atos públicos em Recife.
OFICIALIZAÇÃO PROTOCOLAR
O evento desta quinta (21), realizado em São Paulo, tem caráter protocolar e tem a presença de membros da executiva do partido, como a presidente, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).
A oficialização firma de vez a parceria entre dois ex-adversários políticos. Alckmin foi governador de São Paulo quatro vezes e candidato à Presidência em duas eleições, chegando a enfrentar Lula em 2006.
Enquanto isso, esta será a sexta vez que Lula disputará a Presidência da República. No histórico até hoje, ele venceu duas disputas (2002 e 2006) e perdeu três (1989, 1994 e 1998).
A convenção, inclusive, ocorre um dia após um encontro virtual realizado pelo PT em que os filiados ao partido aprovaram um texto que confirma a aprovação, por parte do diretório nacional do partido, da chapa Lula-Alckmin.
Fonte: Diário do Nordeste