A Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nessa quarta-feira (22), o prognóstico de chuvas para o trimestre de fevereiro a abril de 2025, com 45% de probabilidade de precipitações dentro da normalidade, 35% abaixo dela e ainda 20% acima da média.
Para as precipitações registradas entre os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, na pré-estação chuvosa, a Funceme afirma que estão acima da normalidade. Até esta quarta, o balanço indica que o acumulado é de 177,9 milímetros, sendo a média é de 136,1 mm.
“Antes do dia 15, nós estávamos com cerca de 70% abaixo da média para o mês de janeiro. Em um único dia, no dia 15, nós tivemos um evento que resultou em 62,2 milímetros de média para todo o estado do Ceará. Isso levou o estado do Ceará, o acumulado de chuvas para janeiro, para cerca de 13, 14% acima da média do mês, que é em torno de 98 milímetros”, explica, O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.
Quanto aos reservatórios, o Ceará apresenta seis açudes sangrando e três acima de 90% da sua capacidade. “Nos últimos 30 anos, o início de quadra chuvosa com essa situação favorável só ocorreu sete ou oito vezes”, analisou o presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro.