Os 32.260 candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem acessar os resultados finais das provas objetivas a partir desta segunda-feira (25), no site oficial do concurso.
A liberação das notas foi viabilizada após um acordo judicial firmado na última quinta-feira (21) entre a União, o Ministério Público Federal e a Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.
Os candidatos devem acessar a Área do Candidato no portal Gov.br, utilizando CPF e senha previamente cadastrados. As notas finais das provas de conhecimentos gerais e específicos estão disponíveis na seção “Resultados e convocações”. Para visualizar a pontuação por cargo, basta clicar em “Consultar Situação”.
O sistema de consulta apresenta as seguintes situações possíveis:
Sem alteração
Com alteração
Alteração com envio de títulos
Critérios de aprovação
Segundo os editais dos oito blocos temáticos, candidatos que não alcançarem a nota mínima nas provas objetivas serão eliminados e, portanto, não terão as provas discursivas ou redações corrigidas.
Para os blocos temáticos de 1 a 7, que incluem cargos de nível superior, exige-se um mínimo de 40% de acertos tanto nas questões de conhecimentos gerais quanto nas de conhecimentos específicos. As provas objetivas para esses blocos contaram com 70 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos.
Já no bloco temático 8, destinado a cargos de nível médio, é necessário atingir pelo menos 30% de acertos, o equivalente a 18 questões. As provas objetivas desse bloco continham 60 questões, divididas entre 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.
A lista definitiva dos aprovados será divulgada em fevereiro de 2025.