A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição da venda de todos os lotes do produto Colgate Total Clean Mint, após recurso apresentado pela empresa, que se comprometeu a seguir os trâmites administrativos da Anvisa.
No entanto, fez um alerta sanitário solicitando que os consumidores notifiquem a agência caso tenham alguma reação adversa. O alerta se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação.
Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis. Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.
A interdição havia sido determinada na última quinta-feira (27). Segundo a Anvisa, eles tinham recebido oito notificações registradas, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso da pasta. Entre os casos relatados estavam inchaço, nas amígdalas, lábios e mucosa oral.