Chuvas da madrugada, desta quarta-feira (22), fizeram a cidade do Crato apresentar os dois maiores acumulados do Ceará: foram 91 mm de precipitações, registradas até às 08h30min, pelos dados da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no posto Lameiro, e mais 67mm, no posto Crato.
Na ocasião, o Canal do Rio Granjeiro voltou a alagar diversas ruas e residências, inclusive na região do centro. Considerado uma das maiores problemáticas de infraestrutura do Crato, a obra para reconstrução do canal teve a licitação aprovada ainda em 2024, durante a gestão do ex-prefeito, José Ailton Brasil (PT). Na campanha do atual prefeito, André Barreto (PT), os políticos reconheceram a urgência do projeto.
“Nós somos conscientes que nós temos muito a fazer pela nossa cidade”, afirmou o gestor ao Portal No Cariri Tem, quando foi questionado sobre a situação do canal. A fala foi cedida na Cerimônia de Diplomação, realizada em 17 de dezembro, quando André afirmou ainda que seguia em conversa com o governador, Elmano de Freitas, para a continuidade das obras.