Como canta o samba, “os anjos disseram amém” nesta quarta-feira (14) e abençoaram a Unidos de Padre Miguel, campeã da Série Ouro de 2024 e que pela 1ª vez desfilará na elite do samba na Sapucaí.
A UPM, como a Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio de Janeiro é conhecida, homenageou Padre Cícero e a fé do povo nordestino.
Por tradição, a escola que sobe do acesso abre os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval. A UPM tinha batido na trave no ano passado, quando ficou com o vice. Mas somente a campeã, na ocasião a Porto da Pedra, ascende de grupo — este ano, a Vermelha e Branca de São Gonçalo terminou em último e foi rebaixada de volta.
A Unidos de Padre Miguel chegou a sair na 1ª divisão do carnaval em 1972, no então chamado Grupo 1, e ficou em último. Em 1990, a elite foi rebatizada para Grupo Especial.
Desta vez, a UPM liderou a apuração de ponta a ponta e só tirou 1 nota diferente de 10: 9,9 em Enredo, descartada pelo regulamento. Com isso, o Boi Vermelho obteve 270 pontos, ou 100% de aproveitamento.
Quem bateu na trave este ano foi o Império Serrano, 2 décimos atrás da UPM. Estácio de Sá ficou em 3º.
Império da Tijuca e Sereno de Campo Grande ficaram nas últimas posições e foram rebaixadas para a Série Prata, na Intendente Magalhães.