A Mancha Verde é a escola campeã do Carnaval de São Paulo 2022. O grupo foi o terceiro a desfilar no Sambódromo do Anhembi na sexta-feira (22/4), e trouxe para a avenida o samba-enredo Planeta Água.
A apuração das notas ocorreu nesta terça-feira (26/4), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte. O título de vice ficou com a Mocidade Alegre.
Em 2022, 14 agremiações do grupo especial disputaram o título paulista: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real, Vai-Vai, Gaviões de Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império da Casa Verde.
As escolas Colorado do Brás e Vai-Vai acabaram rebaixadas.
A Acadêmicos do Tatuapé e a Colorado do Brás foram punidas em 0,5 pontos, cada, antes da apuração, por descumprimento de regras. A Colorado foi punida por merchandising e a Tatuapé, por utilizar maquinário da infraestrutura da Liga-SP.
Critérios avaliados
Os jurados avaliaram nove quesitos para determinar a vitoriosa: harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e comissão de frente. Ao todo, houve 36 jurados.
Nesse ano, o critério usado como desempate foi a comissão de frente, no qual se avaliou harmonia visual, coordenação, limpeza dos movimentos e ligação da comissão com o resto do desfile da escola.