Durante o mês de julho, período de alta estação, o Ceará recebe grandes eventos que se tornam mais um atrativo para os turistas. De acordo com monitoramento da Secretaria do Turismo (Setur), a média de ocupação dos meios de hospedagens no estado alcançaram os 90% neste fim de semana. A média que era de 75% até quinta-feira (18), cresceu quinze pontos percentuais na sexta, permanecendo assim até o domingo (21).
Na última semana, três festivais aconteciam simultaneamente no Estado. No Cariri, a cidade do Crato sediava mais uma edição da Expocrato, consagrada como a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste; Em Juazeiro do Norte, milhares de romeiro participavam de mais uma romaria, desta vez, dedicada aos 90 anos do falecimento do Padre Cícero.
No levantamento da Setur, a taxa de ocupação do município de Juazeiro do Norte ficou em 90%. Já no Crato, onde ocorreu a Expocrato, o resultado foi de 98,75% na ocupação dos meios de hospedagens, se destacando como a maior taxa de ocupação do estado
Na capital, Fortaleza, o destaque foram para o Halleluya, considerado o maior festival de música católica do país, e o Fortal, que traz a folia do carnaval fora de época. Na região, média no fim de semana foi de 91% de ocupação. No Cumbuco, em Caucaia, e Porto das Dunas, no município de Aquiraz – destinos vizinhos a capital cearense que se beneficiam pela proximidade dos festejos –, a ocupação ficou em 93% e 95%, respectivamente.