Na manhã desta sexta-feira (10), o A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) do Ceará recebeu a inauguração do entro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança. O equipamento que recebeu R$11,2 milhões de investimentos fica localizado no no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
O espaço conta com mais de 50 telas, incluindo o Vídeo Wall (telão), Datacenter, entre outros equipamentos e tecnologia de ponta. No local, há capacidade para o funcionamento de 13 instituições ligadas à segurança, e o objetivo é garantir resposta mais ágil, integrada e eficiente às demandas da sociedade e no combate ao crime.
Na composição da equipe estão a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense (Pefoce), Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza (Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria da Administração, Penitenciário (SAP), Prefeitura de Sobral e a Prefeitura de Eusébio
Segundo o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), no equipamento é possível observar imagens de todo o Estado: “Aqui nós temos imagens do Ceará inteiro, o que nos permite acompanhar as ocorrências [nas ruas]. Segundo, aqui temos acesso a um conjunto de informações, que devem ficar restritas às Forças de Segurança”, afirmou o gestor.