O Instituto Federal do Ceará (IFCE) informou, nesta terça-feira (22), que serão anuladas e reaplicadas, para todos os candidatos já inscritos, as provas do concurso para quatro subáreas do cargo de docente: Canto Popular; Construção Civil; Infraestrutura de Transportes; e Física Geral e Experimental. A data da reaplicação das provas será no dia 27 de março de 2022.
O IFCE ainda publicou os gabaritos definitivos e os resultados preliminares dos concursos para provimento de servidores efetivos da instituição, para os cargos de técnicos administrativos e docentes. Também já foram publicados, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (22), os novos cronogramas para as próximas etapas do certame.
O instituto de educação divulgou ainda que o prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar para todas as demais provas será nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, de acordo com os novos cronogramas do concurso. Demais informações sobre o concurso podem ser verificadas no site do IDECAN (TAE e Docentes).
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) havia recomendado ao IFCE que anulasse todas as provas aplicadas pela banca organizadora dos concursos administrativo e de magistério. Os exames foram realizados nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021.
As provas tiveram a confirmação da inscrição de 73 mil candidatos. Os salários vão de R$ 4.472,64 a R$ 9.616,18, dependendo da titulação.
O MPF-CE recebeu denúncias de candidatos acerca de problemas no concurso, como formatação diferente nas respostas corretas e ausência de cumprimento dos cronogramas. Nas redes sociais, candidatos reclamaram de questões com erros de formatações que poderiam favorecer alguns dos postulantes.
O documento assinado pelo procurador da República Oscar Costa Filho na quinta-feira (17) também recomendava a rescisão contratual com a banca organizadora, e a sua punição na seara administrativa.