Central do Maranhão (MA), Nova Pádua (RS) e Pires Ferreira (CE): o g1 foi às cidades que mais votaram proporcionalmente em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) nas últimas eleições que eles disputaram — o petista, em 2006, e os outros dois, em 2018.
Os três lideram a disputa neste ano segundo o Ipec e o Datafolha. Saiba mais sobre cada uma das cidades:
CENTRAL DO MARANHÃO (MA)
Com pouco mais de 8.800 habitantes, Central do Maranhão ganhou projeção nacional por ter sido o município que, proporcionalmente, mais votou em Lula nas eleições presidenciais de 2006. No segundo turno daquele pleito, o petista levou 97,20% dos votos, o que rendeu à cidade a fama de a mais lulista do Brasil. Para moradores entrevistados pelo g1, os motivos que levam a esse apreço pelo petista passam por uma identificação com o passado dele como sindicalista, mas, especialmente, por conta do Bolsa Família.
NOVA PÁDUA (RS)
Nos últimos quatro anos, o “paraíso italiano” de Nova Pádua, município na serra gaúcha que tem 2,5 mil habitantes, ficou conhecido como o mais bolsonarista do Brasil. 92,96% dos eleitores da cidade votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2018. A expectativa é que a população repita em 2022 o alto índice de votação ao candidato, agora pelo PL, ainda que, de forma mais envergonhada, os moradores reconheçam decepções com a condução dele na pandemia, com as alianças com o Centrão e o furo do teto de gastos em função dos benefícios sociais concedidos às vésperas do pleito deste ano.
Fonte: G1