Prevendo melhorias como a redução no tempo de atendimento, o projeto Lean nas emergências está sendo implantado no Hospital São Raimundo Nonato, localizado na cidade do Crato. A iniciativa parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com seis hospitais de excelência, como o Sírio-Libanês e o Hospital do Coração, ambos em São Paulo.
Estando na primeira fase de implantação, o equipamento se dedica ao planejamento. Ao todo, cinco etapas fazem parte do processo: planejamento, diagnóstico inicial, implementação, diagnóstico final e monitoramento, e acontece durante o triênio 2024-2026.
Essa é uma iniciativa que já comtemplou mais de de 120 hospitais no Brasil, e na prática, o projeto deve impactar positivamente e diretamente os atendimentos realizados na emergência, reduzindo o tempo de espera e a superlotação, além de melhorar o fluxo para outros setores do hospital.
“A iniciativa parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com seis hospitais de excelência, como o Sírio-Libanês e o Hospital do Coração, ambos em São Paulo”, comenta Francisco Bernar de Almeida Figueiredo, Enfermeiro da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital São Raimundo.