Foi encerrada na noite desta quarta-feira (15), a consulta acadêmica para escolha de novo reitor da Universidade Federal do Cariri – UFCA para o período de 2023 a 2027. A chapa vencedora com 64,9% dos votos foi apoiada pelo atual reitor, Ricardo Ness, e é formada pelo professor Silvério Júnior, como reitor, junto à professora Ledjane Sobrinho, como vice-reitora.
Silvério é docente de Agronomia, do Campus Crato e atua na gestão desde a criação da Universidade, além de ter sido pró-reitor de Planejamento e Administração. Ledjane Sobrinho, candidata a vice-reitora, atua como pró-reitora de Assistência Estudantil.
Na oposição estavam o professor Rodrigo Lacerda, como candidato a reitor, e o professor João Adolfo, como candidato a vice-reitor que obtiveram 35,1% dos votos. Lacerda é professor de Matemática e diretor do Instituto de Formação de Educadores da Universidade, e o professor João Adolfo atua no Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
A votação aconteceu nos dias 14 e 15 de março, de forma presencial, e contou com 21 urnas do Tribunal Regional Eleitoral que foram colocadas nos campi da UFCA em Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo e Crato. Puderam votar estudantes de Graduação e de Pós-Graduação (com matrícula ativa até 1º de fevereiro de 2023), técnicos/as-administrativos/as e docentes, lotados em todos os campi da Universidade.
Após a consulta informal à comunidade acadêmica, haverá reunião do Conselho Universitário da UFCA para que seja formada a lista tríplice, enviada à Presidência da República. É o presidente da República que escolhe e nomeia o/a próximo/a Reitor/a, dentre os nomes que estão na lista tríplice enviada pelo Conselho da Universidade. A nova representação tem previsão para assumir a UFCA em junho deste ano.
É a segunda vez que a UFCA passa por um processo eleitoral com votação de toda a comunidade acadêmica. O primeiro ocorreu no final de 2018. Criada em 2013, a Universidade teve suas/seus primeiras/os reitoras/es nomeadas/as diretamente pela Presidência da República, o chamado mandato Pro tempore, que ocorre em instituições recém-criadas, ainda em processo de implantação.
O mandato da Reitoria dura quatro anos, podendo ocorrer a recondução ao cargo por mais quatro anos, caso haja reeleição.