Com a realização de mais seis jogos nesta quarta-feira, a Copa do Nordeste já começa a desenhar o cenário para a última rodada, marcada para o próximo dia 22.
No Grupo A, o quatro classificados já estão definido, restando apenas a definição das posições dentro do G-4 entre Sport, Fortaleza, Ferroviário e CRB.
Já no Grupo B, todas as quatro vagas ainda estão em aberto e serão disputadas por Ceará, Sergipe, ABC, Náutico (que formam atualmente o G-4), além de Santa Cruz e Bahia, os únicos da chave que ainda vão disputar duas partidas. CSA e Campinense estão eliminados.
As equipes classificadas para as quartas de finais recebem uma cota de R$ 500 mil em premiação. Vale lembrar que essa fase é disputada em jogo único, com os times do próprio grupo (1º x 4º e 2º x 3º). Primeiro e segundo colocados têm a vantagem de jogar em casa.
Grupo A
- Sport
Com 15 pontos, e com um jogo ainda em aberto pela quarta rodada (o clássico contra o Santa Cruz), o Leão é o favorito para terminar não só na liderança da chave, mas também com a melhor campanha geral. Para isso basta somar mais quatro pontos. Ou mesmo apenas três – isso porque o Fortaleza é o único adversário que pode chegar aos 18 pontos, mas possui seis gols a menos no saldo.
- Fortaleza
Vice-líder com 15 pontos, o Tricolor só pode terminar na primeira colocação se vencer o Santa Cruz, no Arruda, na última rodada, e o Sport somar no máximo dois pontos nos dois jogos que faltam (Santa Cruz e CSA). Já em caso de derrota, o Fortaleza pode terminar na quarta posição, se Ferroviário e CRB vencerem seus jogos contra Náutico e Bahia, respectivamente.
- Ferroviário
Com a vitória de virada sobre o Santa Cruz, o Ferrão garantiu sua presença nas quartas de finais, ao chegar aos 13 pontos. Porém, a chance de terminar nas duas primeiras posições é pequena. Para isso precisa vencer o Náutico, fora de casa, na última rodada, e torcer por derrotas de Sport e Fortaleza nos jogos que restam aos dois.
- CRB
Situação idêntica à do Ferroviário. Porém, além de torcer para que Sport e Fortaleza não mais pontuem, também precisa de um tropeço da equipe cearense contra o Náutico para ser mandante no mata-mata. Na última rodada, a equipe alagoana visita o Bahia, na Fonte Nova.
Grupo B
- Ceará
Poderia ter garantido a classificação antecipada se tivesse vencido o eliminado Vitória, no Barradão. Porém, mesmo com a derrota por 2 a 0, o Vozão segue na liderança, com 13 pontos. E para confirmar o primeiro lugar, basta vencer o eliminado Atlético-BA, na última rodada, no Castelão. Por outro lado, o risco de ser eliminado é ínfimo. O desastre só virá em caso de derrota associada a triunfos de ABC, Sergipe, Náutico, na última rodada, e do Santa Cruz no jogo atrasado contra o Sport e também frente o Fortaleza, no Arruda.
- ABC
Outro que depende apenas de uma vitória simples, em casa, contra o Fluminense-PI, lanterna do Grupo A, para garantir a classificação nas duas primeiras colocações. A liderança virá com um triunfo associado a uma derrota do Ceará. Só será eliminado caso perca e assista Sergipe, Náutico e Santa Cruz vencerem todos os jogos que restam.
- Sergipe
Mesmo com a derrota para o Sport na Ilha do Retiro, segue dependendo apenas de si para se classificar. Para isso, basta uma vitória simples contra o já eliminado Sampaio Corrêa, em Aracaju. Se o triunfo vier junto a um tropeço do ABC, o Gipão termina em segundo e ganha o direito de jogar às quartas de final em casa. Para ser eliminado, precisa ser ultrapassado pelo Náutico, além de Santa Cruz, que terá que vencer seus dois jogos que restam – ou um, em caso de derrota sergipana na última rodada. O Bahia também tem chance de ultrapassar, mas para isso precisaria vencer seus dois jogos e ainda tirar uma diferença no saldo que hoje é de 15 gols.
- Náutico
Faz seu último jogo nos Aflitos, contra o Ferroviário, e se vencer está classificado. Para terminar em segundo lugar, precisa torcer também por tropeços de ABC e Sergipe. Para ser primeiro, o Ceará também precisa perder, com o Timbu tendo ainda a missão de fazer três gols. Se empatar, corre o risco de ser ultrapassado pelo Santa Cruz (bastaria uma vitória em dois jogos), e se perder até pelo Bahia, que teria que vencer os dois jogos que lhe restam e tirar uma diferença hoje de nove gols no saldo.
- Santa Cruz
A derrota para o Ferroviário, de virada, por 2 a 1, complicou a vida coral, mas o time segue dependendo apenas das próprias forças por ter um jogo a menos que os rivais. Se vencer seus compromissos contra Sport e Fortaleza, o Santa Cruz chegará a 14 pontos e estará classificado, independentemente dos resultados de Sergipe e Náutico, que só podem chegar a 13. Se vencer apenas um terá que torcer por derrotas do Gipão ou do Timbu.
- Bahia
Vai precisar de um milagre para não repetir a campanha do ano passado e ficar fora do mata-mata. Na lanterna do grupo, o Tricolor precisa antes de tudo vencer Fluminense-PI, na próxima terça-feira, fora de casa, e o CRB, na última rodada, na Arena Fonte Nova. Com isso, chegaria a 11 pontos, torcendo assim por tropeços nos jogos que restam para Santa Cruz (poderia somar no máximo dois pontos), além de derrotas de Náutico e Sergipe.
Os jogos que restam na primeira fase
Em atraso
- Terça-feira – Fluminense-PI x Bahia (7ª rodada)
- 18/3 – Sport x Santa Cruz (4ª rodada)
Última rodada – 22/3
- Bahia x CRB
- Ceará x Atlético-BA
- Sergipe x Sampaio Corrêa
- ABC x Fluminense-PI
- Santa Cruz x Fortaleza
- CSA x Sport
- Náutico x Ferroviário
- Campinense x Vitória (ambos eliminados; cumprimento de tabela)
Por: Globo Eporte