Em um evento realizado nesta sexta-feira (11) na B3, em São Paulo, o Crato saiu na frente no Marco Regulatório e tornou-se o primeiro município do Nordeste a ter concluído o leilão de Concessão do Esgotamento Sanitário. O leilão foi estruturado com apoio da Caixa Econômica Federal e do Programa de Participações de Investimentos (PPI) e teve como critério de julgamento o menor valor da tarifa de serviço público. A concessão tem prazo de 35 anos e teve como vencedora a empresa Aegea, uma das mais importantes do país voltadas ao setor de saneamento.
São previstos R$ 248 milhões de investimentos para universalizar o esgotamento sanitário de todo o município, deixando-o 100% interligado nos próximos anos, com um sistema integrado de tratamento e com tarifas reduzidas. Na prática, isso representa mais desenvolvimento e qualidade de vida, no âmbito do meio ambiente, saúde, infraestrutura, economia, turismo, entre outros setores.
O Prefeito Zé Ailton Brasil acompanhou o leilão na B3 e enfatizou a importância das parcerias para concretizar essa importante conquista. “Hoje é um momento histórico para a cidade do Crato, onde um projeto que estamos desenhando há mais de três anos, se concretiza. Através de uma Parceria Público e Privado o município do Crato passa a vivenciar um novo ciclo com o projeto de saneamento que trará como consequência mais saúde para a população, e também para o meio ambiente”, afirmou o gestor enfatizando as riquezas naturais do município.