O munícipio do Crato recebeu R$930 mil do Ministério da Cultura, e o recurso deve ser aplicado para fomento das atividades culturais, através do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB). A distribuição acontece de acordo com o Plano de Aplicação Anual do Recurso – PAAR, elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultura do Crato, de artistas e coletivos culturais, e aprovado pelo Ministério da Cultura.
Para realizar a seleção de artistas e grupos que irão receber o benefício, serão realizados editais de seleção pública e programados para beneficiar o maior número de organizações e fazedores de cultura do município. Além disso, os recursos do PNAB deve ser acrescido aos recursos próprios da cidade.
Alguns editais de seleção já foram publicados pela Secretaria de Cultura do Crato, como o das Artes Cênicas, de Feiras de Artesanato, Gastronomia e eventos de Design. A expectativa é de que ainda sejam publicados editais que contemplem as expressões da tradição, capoeira, literatura, artes visuais, música, audiovisual, áreas técnicas, cultura viva e custeio de entidades culturais.