O falecimento de uma criança de 1 ano e 7 meses, em Caucaia, município cearense, tem sido investigada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) como o primeiro caso registrado no Brasil de meningoencefalite amebiana primária.
A doença se trata de uma infecção causada por uma ameba, provavelmente encontrada em água contaminada, e apresenta reações semelhantes a uma meningite. Entre os sintomas, inicialmente a menina apresentou dor de garganta, e com a evolução do caso clínico, apontou febre alta, vômitos constantes e danos neurológicos, como convulsões e nuca enrijecida.
Após o óbito da menina, a infecção por Naegleria fowleri, como se chama a ameba, foi confirmada. O Instituto Adolfo Lutz foi o responsável pela confirmação do caso. Também foram realizados testes nos reservatórios de água da residência onde a criança vivia, e os resultados foram positivos para contaminação pela ameba.
Em entrevista à Rádio FM Verdinha, o secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, apontou que essa ” é uma doença que a contaminação só ocorre realmente através das narinas. É muito rara […] É muito difícil suspeitar porque é um evento raríssimo e os casos descritos até hoje são casos que quase sempre levam à morte”.