O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará divulgou, nesta segunda-feira (05), os dados referente aos resgates de animais realizados no período de janeiro a julho de 2024. Ao todo, 7304 animais passaram por esse processo, o que apresenta um aumento de 206 novos casos em comparação ao mesmo período no ano de 2023, ou seja, uma marca de crescimento de 2,90%.
Entre os animais mais resgatados pelos bombeiros, destacam-se serpentes, felinos, cassacos, iguanas e cães. Somente em julho, se resgatou 610 serpentes do tipo jiboia, sendo o animal com maior número de ocorrências. Além disso, se resgatou 137 gatos, 110 iguanas, 52 cassacos e 37 cães, dentre outros.
O aumento, entretanto, desperta a necessidade de uma maior atenção e medidas preventivas, pois evidencia a crescente interação entre a população humana e a fauna local. A prevenção é fundamental para evitar incidentes com animais silvestres. O CBMCE alerta para a importância de se manter distância de serpentes e outros animais potencialmente perigosos. Medidas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco, além de fechar corredores estreitos, são essenciais para evitar quedas e aprisionamento de animais e pessoas nesses locais.