Pesquisa Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (18), os dados acerca de opiniões sobre os modelos de governo: 69% dos entrevistados declararam preferir a democracia, enquanto 8% julgam que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura. 17% afirmaram que “tanto faz”. Os outros 6% não souberam responder.
Comparado ao último levantamento, realizado em março, os dados indicavam que 71% preferia a democracia. A variação apresentada fica dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. A nova pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 13 de dezembro, ouvindo 2.002 eleitores e passando por 113 municípios.
Os números apresentam ainda que os homens são maioria na escolha pela democracia, totalizando 74% contra 64% das mulheres. Quanto ao nível de escolaridade, 87% dos que apoiam o modelo democrático possuem nível superior. E sobre a possibilidade de uma nova ditadura, 52% disseram que não há chances do feito acontecer, e 21% acreditam que há muita chance, mesma parcela daqueles que creem que há pouca chance.