O deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) irritou seus colegas de partido ao posar para uma foto ao lado do presidente Lula, que cumpre agenda nesta sexta-feira (12/5) no Ceará, reduto eleitoral do parlamentar.
Em postagem feita em seu Instagram, Yury afirmou que foi uma “honra recepcionar o presidente Lula em Juazeiro do Norte”, cidade localizada na região Sul do Ceará que o petista visitou nesta sexta.
Na mesma foto também aparecem o ministro da Educação, Camilo Santana; o líder do governo na Câmara, deputado Zé Guimarães; e o governador do Ceará, Elmano de Freitas. Todos filiados ao PT de Lula.
A postura do parlamentar irritou parte de seus colegas de bancada. Especialmente pela postagem ter sido feita no mesmo dia em que Lula atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é filiado ao PL.
Em sua visita ao Ceará, Lula insinuou que a mansão da família do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, revelada pelo Metrópoles, pertenceria, na verdade, a Bolsonaro.
Nos bastidores do PL, parlamentares dizem que a posição de Yury é caso para expulsão do partido. Lembram, por exemplo, a situação da ex-ministra Flávia Arruda, que apareceu fazendo elogios a Lula e, diante da saia justa, pediu para deixar a legenda.
O deputado André Fernandes (PL-CE), por exemplo, já está pedindo publicamente a expulsão de Yury do Paredão pela postura amigável com Lula.
Deputado do PL que posa ao lado do maior ladrão da história do Brasil em foto tem que ser expulso imediatamente do partido. Quem tem “honra” em receber Lula, não tem honra para permanecer no nosso partido.
— André Fernandes (@andrefernm) May 12, 2023
A possibilidade de expulsão deverá ser discutida na próxima semana. A decisão será do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.
Metrópoles