Os 22 deputados federais eleitos em 2022 no Ceará dependeram dos votos do partido para obter uma vaga no Congresso Nacional. Nenhum deles atingiu o quociente eleitoral, margem de erro suficiente para se eleger por conta própria.
O valor do quociente, no entanto, pode sofrer alterações à medida que as candidaturas são analisadas pela Justiça Eleitoral, segundo a cientista política do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) Lara Mesquita. “Para a eleição de deputado tem muita variação conforme o julgamento das candidaturas e tem muita coisa que fica para depois da eleição”, explica.
Em todo o Brasil, 25 dos 513 (4,85%) deputados federais foram eleitos com votos próprios. O percentual é menor do que o registrado em 2018, quando 27 deputados foram eleitos com votos próprios.
Os demais 488 deputados eleitos foram “puxados” com os votos dados aos partidos e aos demais candidatos. Isso ocorre porque o sistema de eleição para a Câmara dos Deputados é o proporcional.
Nesse sistema, nem sempre o candidato mais votado é o que obtém a cadeira na Casa, como ocorre, por exemplo, na eleição pelo sistema majoritário – usada no Senado e em cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos).
Fonte: G1