A dermatite de contato é uma inflamação de pele que pode causar desconforto significativo. Dr. Cícero Inácio, médico alergoimunologista do ICMED Cariri, esclarece os mecanismos por trás desta condição, que se divide em duas categorias principais: dermatite de contato alérgica e dermatite de contato irritativa.
O especialista explica que a dermatite de contato alérgica ocorre quando o sistema imunológico é ativado, resultando na formação de linfócitos T de memória e no desenvolvimento do eczema. Este tipo é desencadeado por substâncias que causam uma resposta imunológica alérgica. “Nesta forma, o sistema imunológico reage à substância, levando à inflamação”, explica Dr. Cícero.
Por outro lado, Dr. Cícero explica que a dermatite de contato irritativa é um processo químico e irritativo semelhante a uma queimadura, onde não há ativação do sistema imunológico. “Aqui, o problema é causado pelo contato direto com substâncias irritantes”, destaca o médico.
Dr. Cícero Inácio enfatiza que ambas as formas estão relacionadas ao contato com produtos químicos, alguns alimentos e produtos do dia a dia. “Testes de alergia podem ser necessários para identificar e/ou descartar os alérgenos específicos”, alerta.