No último trimestre de 2024, o Ceará apresentou uma queda na taxa de desemprego. A margem foi de 6,5%, alcançando o menor índice da série histórica desde 2012. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14), pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Estado, o resultado foi a terceira diminuição consecutiva: caiu de 7,5%, no segundo trimestre de 2024, para 6,7% no terceiro trimestre, e de 6,5%, no quarto trimestre do mesmo ano. Essa também foi a menor taxa verificada entre os Estados nordestinos, seguida pelas métricas do Maranhão (6,9%), Piaui (7,5%) e de Alagoas (8,1%).
Segundo o Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), os números da PNAD apontam um aumento de 20 mil pessoas ocupadas no quarto trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior: “Percebemos a combinação entre a queda do desemprego, aumento do número de ocupados e a redução do desalento”, afirmou o gestor.