A Universidade Federal do Cariri (UFCA) comemora neste domingo, 5 de junho de 2022, seus nove anos de criação. A instituição foi criada, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 5 de junho de 2013, com a publicação da Lei 12.826.
Desde então, a Universidade já soma muitas histórias, lutas, conquistas e desafios:
- Mais profissionais qualificados para o Cariri: A UFCA já entregou para a sociedade mais de 2.500 novos profissionais qualificados, desde a sua emancipação da UFC, em 5 de junho de 2013.
- Mais saúde para a região: Além dos mais de 520 médicos já formados na instituição desde 2013, a UFCA contribui para a Saúde caririense com ambulatórios médicos, com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), com qualificação de profissionais da área (Residências Médicas, dois Mestrados na área da Saúde e também um doutorado) e, em breve, com uma Clínica-Escola, no campus Barbalha.
- Acessibilidade: A Secretaria de Acessibilidade oferece mais de 30 serviços para a comunidade acadêmica, como produção de material didático acessível e tradução e interpretação em Libras. Outros 8 setores da Universidade promovem ações acessíveis.
- Assistência Estudantil: A UFCA é pioneira no país na proposta de orçamento participativo, pela qual os próprios discentes, junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA), definem como o montante disponível para a Assitência Estudantil será utilizado (valor, número de beneficiários etc.), em cada modalidade de auxílio (moradia, creche, inclusão digital…)
- Extensão: Todos os anos, a UFCA desenvolve mais de 100 iniciativas extensionistas, entre programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Por meio da UFCA Itinerante, a Universidade visita municípios distantes dos campi da UFCA, para apresentar essas iniciativas à população. Nos últimos 3 anos, cerca de 420 mil pessoas conheceram aproximadamente 400 iniciativas extensionistas, em 29 municípios.
- Valorização da Cultura: Falar de Cariri é falar de Cultura! Não por acaso, a UFCA é uma das únicas do país a ter a “Cultura” como pilar fundamental da Universidade, ao lado de Ensino, Pesquisa e Extensão.
- Doguinhos: Doguinhos convivem livremente com a comunidade acadêmica, nos campi da UFCA. Alguns tem até nome (né, Pipoca?). Projetos como UFCão (campus JN) levam dignidade a animais que têm a UFCA como lar, além de conscientizar a população em geral de que abandonar animais é crime!
- Transparência: A UFCA é uma das universidades federais mais rápidas do país na resposta a pedidos de informação formalmente solicitada por cidadãos (transparência passiva). Quanto à divulgação de informações por iniciativa própria (transparência ativa), a Universidade desenvolve o projeto UFCA mais Transparente, com o permanente objetivo de oferecer o máximo de informação sobre a instituição, de forma simples e acessível.
- Pesquisa: A UFCA oferta 14 cursos de pós-graduação e, apesar de jovem, já começa a se destacar em Inovação Tecnológica: são quatro pedidos de patentes em andamento, uma patente já registradas e duas propostas de patente em avaliação. Além disso, a Universidade contabiliza mais de 1,2 mil estudantes com histórico de bolsas de Pesquisa e mais de 200 pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, com apoio institucional e de editais externos.
Fonte: https://ufca.edu.br