O Detran-CE realiza, a partir deste sábado (12), o atendimento a candidatos inscritos em 2022 no Programa CNH Popular em 13 municípios. A expectativa é de que, até 13 de novembro, sejam atendidos quase 6 mil beneficiados. O atendimento ocorrerá nas seguintes datas e cidades:
Sábado (12):
- Milagres
- Tamboril
- Massapê
Domingo (13, candidatos do Enem terão prioridade no atendimento):
- Barro
- Catunda
- Forquilha
Segunda-feira (14):
- Ipaumirim
- Varjota
- São Luiz do Curu
- Reriutaba
Terça-feira (15):
- Cedro
- Caridade
quarta-feira (16):
- Jucás
Os candidatos inscritos no programa devem consultar o acompanhamento da inscrição, na página inicial do site oficial do Detran-CE, para conferir os respectivos dia, local e horário de atendimento.
Requisitos
Serão atendidos aqueles que cumpriram todos os requisitos estabelecidos no programa e tiveram o seu cadastro aprovado. Os candidatos devem apresentar, ainda, a documentação necessária (originais e cópias) para dar continuidade ao processo.
Confira os documentos:
- Identidade (RG)
- CPF
- Comprovante de endereço ou declaração de residência
- Declaração do CRAS (para beneficiário do Programa Auxílio Brasil)
- Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico) e
- Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para egresso do Sistema Prisional).
Nesta etapa inicial de atendimento, os candidatos que tiveram cadastros aprovados deverão se apresentar nos locais de atendimento informados pelo Detran e passarão por análises de documentações, identificação através de foto, biometria e assinatura digital, além de exames clínicos e psicológico e encaminhamento ao Centro de Formação de Condutores (CFC) para início das aulas teóricas.
Candidatos que forem prestar o exame do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 13 de novembro, nos municípios de Barro, Catunda e Forquilha, terão prioridade de atendimento no período da manhã, a partir das 8h. Neste caso é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação para realização da prova do Enem.
O que é o CNH Popular
Criado em 2009, o programa visa a beneficiar cearenses de todos os 184 municípios com baixo poder aquisitivo com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) e B (carro).
Habilitados na categoria A ainda conseguem receber um capacete. O item é garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e atende às exigências legais vigentes.