O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) segue realizando a operação “Tô de cinto, tô seguro” em pontos estratégicos da Capital e Interior do estado. Em Fortaleza, as ações acontecem na Estação Rodoviária Engenheiro João Thomé, no Bairro de Fátima, assim como nos terminais rodoviários das cidades de Sobral e Juazeiro do Norte.
O objetivo é conscientizar usuários sobre a importância do uso do cinto de segurança, dentro dos ônibus, durante as viagens. Os trabalhos são realizados pela equipe de educadores da Escola de Trânsito do Detran-CE e agentes de trânsito, antes do embarque e também dentro dos veículos, com orientações e distribuição de material informativo e educativo sobre o uso correto do equipamento, indispensável para garantir a segurança dos passageiros.
A aposentada Graça Pereira de Sousa, que viaja constantemente de Fortaleza para o município de Tianguá (distante 330 Km) considera a ação essencial para garantir a tranquilidade e a segurança de todos dentro do veículo. “É bom que as pessoas tenham essa responsabilidade e usem sempre o cinto de segurança durante toda a viagem. Ele salva vidas e pode evitar um dano bem maior em caso de um acidente na estrada”, disse.
A operação “Tô de cinto, tô seguro” do Detran-CE acontece de forma contínua, durante o ano inteiro, aos fins de semana, e vem sendo intensificada nos meses de férias, assim como vésperas de feriados e datas comemorativas. As equipes do Detran-CE abordam, em média, cerca de 1.600 passageiros, semanalmente, entre passageiros responsáveis por crianças e jovens, além de adultos e idosos.