Neste sábado (20), será realizado o Dia D de Vacinação Contra a Gripe. Os postos de saúde dos municípios e o Vapt Vupt Papicu vão funcionar para a imunização dos grupos prioritários. No Ceará, a campanha foi antecipada e teve início no dia 11 de março. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários.
A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Karine Borges, lembra que o Dia D de mobilização representa uma grande repercussão no processo de adesão à vacina. “É muito importante que possamos ter o apoio das secretarias de Saúde dos municípios para garantir que as salas de vacinas estejam abertas neste sábado, para a vacinação contra a gripe. A imunização no sábado possibilita o amplo acesso e adesão à vacinação, sobretudo daqueles que apresentam dificuldades de procurar um atendimento durante a semana”, lembra a gestora.
Dentre os grupos prioritários, observa-se uma maior adesão das crianças (seis meses a menores de seis anos), com 23%, seguidas dos idosos, com 20% de cobertura vacinal. Atualmente, a cobertura do Ceará está em 21%. O Estado ocupa o segundo lugar em relação às unidades federativas, com 625.573 mil doses aplicadas, apresentando um resultado superior à média nacional, que é de 17%.