Os próximos dias prometem ser de lojas cheias no comércio de rua e nos shopping centers. Faltando menos de uma semana para o Dia das Mães, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, estima que aproximadamente 13,9 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data. No total, a data deve levar 128,7 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 33,2 bilhões no comércio.
Em Juazeiro do Norte-CE, uma pesquisa de intenção de compras feita pela CDL identificou que 86,8% pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, o que deve movimentar o comércio do município nesta última semana. Os consumidores devem gastar em média R$ 197 para presentar.
Ainda segundo a pesquisa, 36,8% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas (lojas de rua); outros 15,4% em shopping centers; 9,6% em sites e lojas virtuais, enquanto 27,9% ainda não sabem onde ou o que irão comprar.
Entre os itens mais citados, roupas, calçados e acessórios são os mais cotados para presentar as mães (29,4%), seguidos de perfumes (11%) e eletrodomésticos (5,9%). Sobre a forma de pagamento, 33% pretendem parcelar no cartão de crédito; 20% devem pagar em dinheiro e outros 12,5% no pix.
Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, deixar para comprar os presentes em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. Além disso, certamente não encontrará a mesma variedade de produtos.
No Cariri Tem