Um dia histórico para o Ceará e o Brasil, com a realização da cerimônia de beatificação da Mártir Benigna, que acontece nesta segunda-feira, dia 24, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. A programação será iniciada às 15h, com o momento de misericórdia e, às 16h, com o Musical A Hora do Martírio. Será um dos eventos religiosos mais esperados do ano e a expectativa é que estejam presentes cerca de 60 mil fiéis e autoridades eclesiásticas do Brasil.
Segurança
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informa que 15 guardas civis metropolitanos estarão fazendo a segurança do cerimonial do referido evento, e que terá outro quantitativo de guardas fazendo a segurança no entorno do Parque de Exposição.
Em relação ao trânsito, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) terá 21 agentes envolvidos na organização do trânsito para chegar até o parque, onde a área da frente do local será somente para embarque e desembarque. Os estacionamentos funcionarão na parte de cima do parque, e taxistas e mototaxistas estarão ao lado do cemitério para atender à população.
Após a morte, a menina passou a ser venerada como mártir na região do Cariri e virou símbolo da resistência contra feminicídio e violência sexual contra crianças e adolescentes.
A recusa da adolescente, junto a fé e devoção cristã, tornaram Benigna uma mártir, que move romarias até hoje.
O processo de beatificação de Benigna começou em 2013, quando a Diocese do Crato recebeu do Vaticano o “Nihil Obstat”, ou seja, o “Nada Impede” para que se pudesse dar início à busca pelo título de beata.
Em 2019, o Papa Francisco reconheceu a história de Benigna para que ela se tornasse a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil.
A solenidade de beatificação deveria ter ocorrido em outubro de 2020, mas devido à pandemia de Covid-19, o Vaticano adiou a data.